Talentos no Agrupamento - Quarta Edição

Publicado em segunda, 08 abril 2019, 19:23

Dia 5 de abril, último dia de aulas do 2º período. Mais uma edição, a quarta, do Concurso de Talentos, a culminar da Semana do Agrupamento. Foram 23 os concorrentes apurados nas eliminatórias, realizadas em todas as escolas, pertencentes a todos os ciclos de ensino e nas mais diversas modalidades, com destaque para o canto e a dança, habitualmente as mais concorridas.

A Diretora do Agrupamento, Prof.ª Filomena Pereira, como habitualmente, abriu o evento com palavras de agradecimento aos docentes e funcionários que contribuíram para a realização do Concurso, bem como aos alunos que nele participaram, dando a conhecer à comunidade educativa os seus talentos.

Depois da prestação dos concorrentes, e antes da divulgação dos vencedores, os alunos da disciplina de Oficina de Artes do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, orientados pela Prof.ª Magda Mourato, subiram ao palco para receberem um diploma de participação no concurso “Uma Mascote para a CPCJ”, que resultou da parceria entre esta entidade e o Agrupamento. O prémio foi patrocinado pela Câmara Municipal, que foi entregue pelo Presidente Jorge Faria. A aluna Tatiana Sofia Russo Alexandre foi a autora da mascote vencedora, que passará a ser, doravante, o símbolo da CPCJ da cidade. Todos os alunos receberam ainda um porta-chaves com a mascote vencedora feito na impressora 3D pelo Agrupamento.

Em seguida, foram também divulgados os trabalhos distinguidos na Exposição patente na Escola Secundária, subordinada ao tema "O Entroncamento, o Tempo, o Espaço e as Gentes", que apresenta trabalhos resultantes dos Domínios de Articulação Curricular, implementados este ano letivo nos primeiros anos de cada ciclo de ensino. A apresentação dos trabalhos distinguidos pelo júri esteve a cargo dos alunos representantes das turmas.

Mas haveria ainda uma surpresa, que foi a apresentação do Hino do Agrupamento, recentemente selecionado na sequência de concurso promovido pelo Agrupamento, dando conclusão a um desígnio do Projeto Educativo. Escrito pelos alunos Francisco Bastos e Diogo Leitão e musicado pela professora Nataliya Dyka, que também dirigiu os ensaios, o Hino foi cantado ao vivo pela primeira vez pelas alunas do 12º ano do Curso Profissional de Apoio Psicossocial, acompanhadas pelos membros da Direção e por diversos docentes e funcionários, que se uniram para mais um momento de reforço da coesão do Agrupamento. O prémio, patrocinado pelo Agrupamento, foi entregue aos dois alunos pela Diretora Filomena Pereira

Finalmente, foram dados a conhecer os Talentos vencedores (um por Ciclo de ensino), a saber:

Pré-Escolar - Grupo de crianças do JI Sophia, com a coreografia "Dança da Primavera";

1º Ciclo - Ana Caetana, da EB António Gedeão, com a canção "Sol";

2º Ciclo - Maria Beatriz Silva, da Esc. Dr. Ruy d'Andrade, com a canção "Never Enough";

3º Ciclo - Tomás Estrela, da Esc. Dr. Ruy d'Andrade, com o fado "Cavalo Russo";

Secundário - Diogo Leitão, da Esc. Secundária, com a canção "Porto Sentido".

Os cinco prémios atribuídos, no valor de 75 euros, foram patrocinados pelas duas Juntas de Freguesia da Cidade, pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, pela Câmara Municipal e pelo Agrupamento, tendo sido entregues pelos representantes destas instituições.

O serão já ia adiantado quando todos os concorrentes subiram ao palco, para receberem um diploma de participação e um presente surpresa oferecido pelo Agrupamento. Um até para o ano!