Inaugurada a Estação Metereológica do Agrupamento

Publicado em quarta, 05 junho 2019, 14:28

A Estação Meteorológica do Agrupamento, instalada na Escola Secundária, no espaço da horta pedagógica, foi inaugurada oficialmente no dia 31 de maio, na presença do Dr. Jorge Neto e do Dr. João Rio, técnicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apoiaram tecnicamente a instalação da Estação, gerida internamente pelo docente de Informática Augusto Ramos.

Associaram-se também à inauguração os Presidentes das juntas de Freguesia da cidade, Dr. Ezequiel Estrada e Sr. Rui Maurício. A cerimónia teve início na chamada “Sala do Futuro”, onde está a “central” computorizada da Estação, com intervenções da Diretora e da Prof.ª Antónia Silva, responsável pelo projeto.

A Estação está a partir de agora ao serviço de toda a comunidade educativa, quer para informação geral, encontrando-se disponível na Página do Agrupamento, quer como base de dados para atividades letivas das disciplinas de Geografia, Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática, prevendo-se ainda que os seus dados sejam disponibilizados no site da Câmara Municipal e no jornal digital entroncamentoonline. E os dados disponibilizados são os seguintes: temperatura, pluviosidade, humidade, velocidade e direção do vento e radiações ultravioleta. In loco e na hora.

Inscrita no Projeto Educativo, importa referir que a Estação Meteorológica foi adquirida no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas de 2018. Com a coordenação da Prof.ª Antónia Silva, a turma do 11º ano de Ciências Socioeconómicas do ano letivo de 2017-2018 propôs a sua aquisição, tendo sido eleita a melhor proposta pelos alunos da Escola Secundária no ato eleitoral desse ano.

Entretanto, no Orçamento Participativo do ano de 2019, foi votada a aquisição de dois monitores de divulgação dos dados fornecidos na hora pela Estação, que serão instalados proximamente no interior e no exterior da Escola Secundária, prevendo-se ainda que os dados sejam disponibilizados em todos os estabelecimentos do Agrupamento.