A professora Amélia Vitorino é a nova Diretora do Agrupamento

Publicado em quarta, 26 junho 2019, 10:53

Depois de ter sido eleita, em reunião do Conselho Geral realizada no dia 23 de maio, a Prof.ª Maria Amélia Gomes Barreiros Vitorino tomou posse do cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento para o quadriénio 2019-2023, em cerimónia realizada no dia 24 de junho, pelas 18h30, na sala polivalente da Escola Secundária, sede do Agrupamento.

A cerimónia, muito marcada por forte carga emotiva, contou com a presença das entidades oficiais com quem o Agrupamento interage institucionalmente, das Associações de Pais e Encarregados de Educação, de representantes dos alunos e de numerosos convidados, para além dos docentes e dos assistentes técnicos e operacionais que trabalham no Agrupamento.

Antes da tomada de posse da nova Diretora, e na hora da despedida com o sentimento de dever cumprido, a Prof.ª Maria Filomena Mais de Almeida Pereira foi homenageada pelos presentes, proferindo depois palavras de agradecimento para com toda a comunidade educativa, salientando que “ninguém faz nada sozinho”.

O Prof. Carlos Silva, Presidente do Conselho Geral, deu posse à nova Diretora, tendo proferindo um discurso em que salientou os aspetos que melhor caracterizam humana e profissionalmente quer a Diretora cessante quer a recém-empossada.

Seguidamente, após um discurso a um tempo pragmático e emocionado, a nova Diretora deu a conhecer as principais linhas orientadoras do seu projeto de intervenção para o quadriénio, apresentando também a sua equipa, os coordenadores de estabelecimento e os coordenadores de Ciclo, enfatizando que, contando com todos e com cada um, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Na sua alocução, o Prof. Francisco Neves, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, começou por relembrar a sua ligação ao Agrupamento na qualidade de professor e, posteriormente, de Diretor. Salientando a dinâmica implementada pela anterior Diretora e endereçando votos de bom trabalho à Prof.ª Amélia Vitorino, reiterou a disponibilidade total da instituição que ali representava – a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – para continuar e reforçar o trabalho de apoio e parceria com o Agrupamento.

Discursou ainda a Dra. Tília Nunes, Vereadora com o pelouro da Educação, em representação do Presidente da Câmara, que elencou os investimentos que, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, estão a ser implementados no setor da educação, pondo também em destaque a parceria entre o Município e o Agrupamento.

A finalizar a cerimónia, as alunas Leonor Guedes e Leonor Silva, do 7º ano, declamaram o poema “Pedra Filosofal”, de António Gedeão, e o aluno Diogo Leitão, do 11º ano, cantou ao piano o Hino do Agrupamento, de que foi autor da música.

Houve ainda tempo para um beberete oferecido aos presentes, que proporcionou um agradável momento de convívio.

Docente do quadro do Agrupamento desde 2009, Amélia Vitorino é professora do 1º Ciclo, tem o Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar e Mestrado em Educação – Área de Inovação Pedagógica. Foi Adjunta do Diretor para o 1º Ciclo do extinto Agrupamento Alpha de 1 de setembro de 2009 a 2 de julho de 2012, transitando para o então formado Agrupamento de Escolas Cidade do Agrupamento, que juntou o Agrupamento Alpha com a Escola Secundária, como Adjunta do Diretor para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, tendo-se mantido no cargo até à sua tomada de posse como Diretora.