Escola Secundária em destaque

Publicado em quarta, 11 fevereiro 2015, 15:11

DADOS ESTATÍSTICOS DOS RESULTADOS A PORTUGUÊS E A MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO (2009-2013)

A Escola Secundária do Entroncamento em destaque ao nível distrital nos resultados a Português e a Matemática entre 2009 e 2013

Desenvolvida pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e lançado pelo Ministério da Educação e Ciência no passado dia 13 de janeiro, o novo Portal InfoEscolas vem apresentar dados estatísticos do desempenho escolar por estabelecimento de ensino à luz de parâmetros efetivamente mais fiáveis e justos do que os apresentados pelos polémicos “rankings”, que, de há uns anos a esta parte, inundam anualmente a opinião pública, dando invariavelmente os primeiros lugares às escolas privadas de prestígio das grandes cidades do país, com alunos quase exclusivamente das classes média e alta, com contextos sociofamiliares amplamente facilitadores, assim como às escolas que apresentam elevadas taxas de retenção para evitarem maus resultados nos exames.

Ainda que os dados acessíveis apresentem apenas resultados referentes às disciplinas de Português e Matemática do ensino secundário e incidam apenas nos anos de 2009 a 2013 (excluindo, portanto, o último ano letivo), há de facto uma nova maneira de encarar os resultados dos alunos de cada escola, permitindo ver como é que entraram e como é que saíram, independentemente de variáveis de índole socioeconómica, uma vez que só são comparáveis escolas com contexto semelhante. Dito de outro modo, passa a comparar-se o que é comparável, sendo o trabalho desenvolvido internamente com os alunos e a sua progressão académica o que efetivamente conta para avaliar cada escola. O que permite que um estabelecimento de ensino público situado algures no “interior desfavorecido” (contextos sociofamiliares de escassos recursos, baixas expetativas em relação à escola, etc.) poderá alcançar posição de destaque, se conseguir “puxar para cima” os seus alunos. Mesmo que, por exemplo, se situe a meio da tabela nos resultados dos exames (avaliação externa), uma escola pode agora “apresentar” uma elevada taxa de progressão se tiver recebido alunos abaixo da média e os tiver levado a melhorar substancialmente o seu desempenho.

Por cada escola, o portal (http://infoescolas.mec.pt.) disponibiliza informação sobre o número de alunos por ano curricular e por sexo, os cursos científico-humanísticos aí ministrados, a taxa de retenção e de abandono e ainda o nível de progressão interna entre os exames do 9º e do 12º ano nas disciplinas de Português e Matemática, para além do indicador de desfasamento de cada escola entre as classificações internas (notas de frequências, atribuídas pelos docentes) e as externas (obtidas nos exames nacionais).

No distrito de Santarém, tendo em conta o número de alunos matriculados, é a Escola Secundária do Entroncamento que apresenta uma menor taxa de retenção e abandono no ensino secundário, para além de ser aquela que, relativamente aos anos letivos em apreço, revela uma melhor prestação a Matemática.