Dia Eco-Escola "Um dia diferente… em prol do ambiente"

Publicado em sexta, 11 dezembro 2020, 11:44

No dia 3 de dezembro foi uma azáfama na nossa Escola! Neste dia comemorámos o Dia Eco-Escola. Foram várias as atividades realizadas ao longo deste dia. No laboratório de Biologia alunos da turma de arte 10ºA AV e da turma do 10º CT, da nossa Escola, sob a orientação e supervisão da professora Manuela Cavaleiro produziram “Panos Encerados: Bonitos, Cheios De Propósito E Fáceis De Fazer”. …Mais do que isso, os alunos e seus professores Marta Azevedo e Antónia Lemos reflectiram como este (simples) objeto é um (grande) aliado da redução do uso do plástico descartável.

À tarde foi inaugurada a estufa da horta ecológica da Capuchinha, pela Diretora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Professora Amélia Vitorino na presença de alunos do 8º B, do 12º B e 12º D CT. Durante a cerimónia a Diretora referiu a importância da estufa nas práticas da educação ambiental. Esta estufa poderá tornar-se um “laboratório” onde os alunos poderão desenvolver projetos de ciência, tornarem-se cidadãos críticos, com atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. As coordenadoras do programa Eco-Escola, Lucinda Mendes e Manuela Cavaleiro, salientaram respetivamente a necessidade da prática de uma agricultura biológica e sustentável e o papel fundamental do solo enquanto suporte da paisagem, das atividades humanas e de grande parte da vida na Terra, assim como as consequências da degradação dos solos e a necessidade de adotar práticas sustentáveis no uso do mesmo.

De seguida os alunos vivenciaram um conjunto de atividades que envolveram sementeiras no interior da estufa e em vasos com sementes de cerejeira e freixo, ofertados no âmbito do Projeto “Médio Tejo ADAPTA(-se), proposto pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Foram ainda entregues Lápis para plantar. Este projeto visa contribuir para um melhor conhecimento da população estudantil no que respeita aos riscos associados às alterações climáticas e boas práticas de atuação, tendo em vista a mitigação do impacto das mesmas. A apoiar estas atividades estiveram vários professores: Adelina Correia, João Ferro, Teresa Abreu, Zita Neves, Fernanda Ferreira e o Subdiretor Paulo Lopes.

A finalizar o dia, os alunos do 10º ano B CT assistiram a um workshop sobre saboaria e aromatizadores de ambiente artesanais, promovido pela docente Cristela Marques.

Este “Dia” não terminou com estas atividades, pois durante o decorrer da semana compreendida entre os dias 2 e 11 de dezembro, irão continuar os trabalhos de sementeiras e plantio de hortícolas e aromáticas, na horta e a elaboração dos enfeites de natal – trabalhos a realizar no desafio “Os enfeites de natal estão por tua conta”.

Agradecemos a todos, alunos, professores e direção do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento pela participação nas diversas atividades e pela colaboração prestada na organização deste dia.

Pensamos no Ambiente, cuidando da Saúde da Terra e do Ser Humano!

As Coordenadoras do Eco-Escola, Maria Lucinda Mendes e Maria Manuela Cavaleiro.