Um Bloom de Camomilas na Secundária...

Publicado em quinta, 10 julho 2014, 13:28

Foi submetida uma candidatura à 11.ª edição Prémio Fundação Ilídio Pinho 2013/2014, com o projeto intitulado: "Um Bloom de Camomilas na Secundária ... UMA ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO DE UM RECURSO SILVESTRE, uma planta aromática e medicinal (PAM)", no 4º escalão destinado a alunos do ensino secundário.

Este projeto foi selecionado para a fase de desenvolvimento do concurso. Para a concretização deste projeto foi criada uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e a ESACB (Escola Superior Agrária de Castelo Branco), que foi a instituição de acolhimento dos alunos do 11º ano Turma A de CT envolvidos no projeto, contribuindo com equipas de cientistas de investigação e laboratórios, onde os alunos puderam realizar os seus trabalhos.
Um dos principais problemas da cultura dos morangos, pós colheita, é a incidência de doenças como a provocada pelo fungo Botrytis cinerea (podridão cinzenta). Testar o efeito do óleo essencial da espécie de camomila Chamaemelum fuscatum que floresce nos campos incultos da escola, em morangos, como tratamento preventivo e curativo, foi o objetivo deste projeto.
Estudo das condições preferenciais da Camomila - análise do solo e outros fatores abióticos: identificação da espécie desta planta aromática; extração, rendimento e análise quimica do seu óleo essencial. Investigação do potencial deste no controle da doença podridão cinzenta em morangos. Com este projeto os alunos levantaram problemas, colocaram hipóteses, construíram protocolos, analisaram e discutiram resultados e tiraram conclusões.
Os programas curriculares enfatizam a importância das relações entre a Ciência, tecnologia e Sociedade. Uma das formas encontradas para concretizar este objetivo é transportar e aplicar trabalhos de investigação reais para a sala de aula, facilitando a perceção por parte dos alunos, da importância destas relações.
A atividade foi avaliada de forma positiva pelos alunos, foram estabelecidas condições facilitadoras para a aquisição e desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da literacia científica.
Aqui fica uma amostra do trabalho de investigação desenvolvido pelos alunos, sob a orientação da professora Lucinda Mendes, ao longo de 90 dias (intensos e curtos), com muitos desafios e dificuldades pelo meio, mas com muitas aprendizagens significativas.