Desfile de Moda com materiais reciclados

Publicado em sábado, 07 junho 2014, 10:14

Um desfile de moda, com o objetivo de despertar a consciência ambiental de toda a comunidade escolar, desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, foi apresentado na Escola Secundária, no dia 5 de junho, pelas 21h00, Dia Mundial do Ambiente.

O evento, que teve o apoio da Câmara Municipal, contou com a adesão de muitos alunos, professores e familiares, que encheram a sala polivalente da Escola e não regatearam aplausos aos participantes. Tratou-se de uma atividade que aliou consciência ecológica, criatividade e entretenimento à volta de um tema que não pode ser mais atual: a reciclagem...

As roupas foram desenhadas e confecionadas pelos alunos das turmas do 8º ano que participaram no projeto, que foi orientado pelas professoras Teresa Balaeiro, Zita Neves, Dulce Caldeira e Lucinda Mendes e contou com a prestação do cabeleireiro Ricardo Zeferino, que foi responsável pela coreografia e pelos penteados.

Os materiais (re)utilizados nas criações foram os mais diversos, tais como filtros de café, copos de plástico, embalagens de leite, papel, tecidos usados, evidenciando a utilidade destes produtos no pós-consumo.

“A ideia desta atividade é despertar o interesse dos alunos, pais e demais membros da comunidade escolar em relação à preservação do meio ambiente, chamando a atenção para a necessidade da transformação do lixo em artefactos que o reutilizem, poupando assim recursos naturais” – disse a prof.ª Lucinda Mendes, coordenadora do projeto Eco-Escolas.