Agrupamento na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

Publicado em sábado, 09 maio 2015, 18:48

O Agrupamento esteve representado na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico – Edição 2014/2015

 

O Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República e organizado em colaboração com outras entidades, tem por objetivo, entre outros, promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade. Nesta  edição de 2014/2015, o assunto em discussão no Ensino Básico foi o “Combate ao insucesso escolar”.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens que decorreu nos dias 4 e 5 de maio representa o culminar de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas. O círculo eleitoral de Santarém, integrado na 4ª comissão, esteve representado pelas nossas alunas “jovens deputadas” Francisca Pedreiro (porta-voz), do 9º E, e Catarina Cebolais, do 9º B e os “jovens deputados” Rui Ferreira e Vinícius Lima, alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena. Ao longo destes dias, estes jovens deputados revelaram espírito de entreajuda e  uma grande capacidade de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

No primeiro dia tiveram lugar as reuniões das Comissões Parlamentares, para debate na generalidade e na especialidade dos projetos de recomendação aprovados nos círculos eleitorais, e no segundo realizou-se a Sessão Plenária com a participação de 128 jovens deputados. Não se registaram constrangimentos no decorrer das sessões, tendo as medidas propostas sido analisadas e tratadas com pertinência, num excelente clima de trabalho.

Durante os dois dias de intensa atividade, a jornalista/repórter Ana Beatriz Martins, do 9º E, do nosso Agrupamento, que acompanhou as nossas deputadas, registou e fotografou os momentos mais significativos e os vários espaços do palácio de São Bento. A jovem jornalista esteve ainda presente, com todos os seus homólogos dos círculos eleitorais, numa conferência de imprensa com o Senhor Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

Os professores responsáveis pelo programa Parlamento dos Jovens congratulam-se pela forma exemplar como decorreram as atividades durante o ano, fruto de muito trabalho e empenho de todos os alunos ao longo das diferentes etapas, e agradecem a todos os que participaram e colaboraram neste projeto. A todos os elementos da Direção do Agrupamento o nosso, muito especial, reconhecimento pelo apoio prestado.

Visitas: 1009