3º Prémio para os alunos do Agrupamento: "Nós pelo Lince e o Lince por Nós"

Publicado em quinta, 02 junho 2016, 23:16

O Agrupamento candidatou-se ao Concurso Nacional de Escolas "NÓS PELO LINCE E O LINCE POR NÓS", na categoria do ensino secundário. Este concurso  é uma iniciativa do Jardim Zoológico, em parceria com a IBERLINX, a DIREÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO e a ABAE, através do Programa ECO-ESCOLAS, e visa alertar para a premência de salvarmos o lince-ibérico, que é, na atualidade, um dos felinos mais ameaçados do mundo.

Assim, alunos e professores, ao participarem no Concurso Nacional Escolas “NÓS PELO LINCE e O LINCE POR NÓS”, tiveram a oportunidade única de agir pela conservação do lince e, mais importante, contribuíram para a divulgação desta mensagem fundamental!

A coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária, professora Lucinda Mendes, e a professora de Biologia e Geologia  do 10º D CT, Antónia Oliveira, com a colaboração do professor José Paulo, lançaram este desafio aos alunos e a turma respondeu elaborando 3 vídeos alusivos ao Lince Ibérico e à sua estreita relação com o Homem. Para além do alerta contra a extinção do lince da Península Ibérica, a participação no concurso teve também como objetivo estimular a criatividade dos alunos, abordando a temática curricular “A Biosfera” de uma forma atrativa, sensibilizando e envolvendo a comunidade educativa e local para as boas práticas ambientais e para os seus comportamentos atuais e futuros.

O  vídeo "SALVAR O LINCE NA NATUREZA", realizado pelas alunas Carolina Ferreira, Ana Gouveia, Maria Castro, Sofia Ramos, Francisca Martins e Mariana Ferreira, alcançou o 3º lugar no Concurso, o que constitui natural motivo de regozijo para toda a comunidade educativa. A cerimónia da entrega dos prémios aos agrupamentos galardoados terá lugar no próximo dia 5 de junho, no Jardim Zoológico, e, para além das alunas autoras do trabalho, contará com a presença da Professora Antónia Oliveira e da Diretora do Agrupamento, Filomena Pereira.