Visita de Estudo a Lisboa - Alunos do 11º Ano de Ciências e Tecnologias

Publicado em terça, 14 março 2017, 13:39

No dia 9 de março, os alunos do 11º ano, turmas B e D de Ciências e Tecnologias, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e de Filosofia, deslocaram-se a Lisboa para redescobrir, num dia solarengo, o que o passado deixou marcado nas rochas atuais e o que o presente debate sobre o futuro na Assembleia da República.

Durante a manhã, efetuámos um percurso pedestre, desde o Museu Nacional de História Natural e da Ciência até à Praça do Comércio. Observámos uma variedade de fósseis existentes nas cantarias e fachadas dos edifícios e diversos tipos de rochas ornamentais, desde os conhecidos calcários e mármores até às rochas exóticas no interior da Igreja de S. Roque e ao granito “dente de cavalo” na fachada da sapataria Lisbonense da Rua Augusta.

No Miradouro de S. Pedro de Alcântara e no Elevador de Santa Justa deslumbramo-nos com a magnífica vista da geomorfologia de Lisboa, assente nas suas famosas colinas, e em toda a Baixa Pombalina observámos o traçado que caracteriza a reconstrução desta zona, após o sismo de 1755.

No período da tarde, dirigimo-nos à Assembleia da República para assistir à Sessão Plenária, cujo tema foi a “Supervisão Bancária”. Assunto mediático e controverso, durante esta semana, gerou entre os deputados das diferentes bancadas parlamentares uma discussão bastante interativa, o que se revelou muito interessante para os nossos alunos.

No final, tivemos ainda a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas e de efetuar uma breve visita guiada, devido à amabilidade do deputado Carlos Matias, do Entroncamento e eleito pelo círculo de Santarém, a alguns dos espaços mais emblemáticos do interior do edifício da Assembleia da República.

Podemos afirmar que a visita superou as expetativas iniciais, tendo-se consolidado conhecimentos e efetuado novas aprendizagens num espaço exterior à sala de aula.