Programa ERASMUS +: Semana de Mobilidade no Agrupamento

Publicado em terça, 25 abril 2017, 22:29

Iniciou-se no dia 24 e prolongar-se-á até ao próximo dia 28, a última Semana de Mobilidade do Programa Erasmus +, que, coordenado pela Prof.ª Maria José Machado, uniu o Agrupamento a escolas secundárias do Reino Unido, Espanha, Itália e Noruega ao longo de dois anos letivos.

As atividades desta parceria europeia foram desenvolvidas em torno dos Direitos Humanos, envolvendo cerca de trinta professores e várias dezenas de alunos de cinco nacionalidades, tendendo justamente a reforçar o espírito europeu e os seus mais elevados valores, numa altura em que algumas nuvens negras (nomeadamente, o Brexit, o problema dos refugiados e o avanço das ideologias de extrema-direita) ameaçam a União e, consequentemente, a paz e a convivência solidária e fraterna entre os diversos povos do “velho continente”.

Durante esta Semana de Mobilidade, o Agrupamento recebe oito professores estrangeiros e catorze alunos, cumprindo um programa que inclui diversas sessões de trabalho entre os docentes, apresentação pública de trabalhos elaborados pelos alunos envolvidos, debates, assistência a aulas e visitas culturais à cidade e à região envolvente. As famílias dos alunos do Agrupamento que integraram o Programa são anfitriãs dos estudantes estrangeiros, que, por sua vez, já receberam os colegas portugueses nas anteriores Semanas de Mobilidade, que tiveram lugar nos outros quatro países do grupo.

Entretanto, o Agrupamento está em processo de candidatura para mais três programas Erasmus +, que serão desenvolvidos no biénio letivo de 2017-2019, cada um deles com uma temática diferente.