Participação nas Olimpíadas de Geologia

Publicado em quinta, 04 abril 2019, 18:37

As Olimpíadas Portuguesas de Geologia (OPG) destinam-se aos alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias, a frequentar a disciplina de Biologia e Geologia, tendo entre outros objetivos: dinamizar o estudo e o ensino da Geologia nos níveis de ensino pré-universitários, bem como incentivar e desenvolver o gosto e interesse pela Geologia nos alunos do Ensino Secundário, proporcionando uma maior aproximação entre os Agrupamentos de Escolas e as Universidades com departamentos na área da Geologia, Ciências da Terra ou Geociências.

Após a realização da prova da Fase Escolar, a 25 de janeiro, na Escola Secundária do Entroncamento, na qual participaram 17 alunos, foram apurados para a Fase Regional os alunos Bernardo Fernandes, Inês Grilo e Leonor Neves, do 11.º BCT, e como suplentes os alunos Rui Belchior (11.º ACT) e Gonçalo Constantino (11.º BCT), por terem obtido as melhores pontuações na prova.

No passado dia 30 de março decorreu, na Escola Secundária de S. João do Estoril, a Fase Regional da 5ª edição das OPG, para os alunos da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde participaram os primeiros três “Olímpicos” da nossa escola, Bernardo, Inês e Leonor, acompanhados pela professora Isabel Martins (Professora de Biologia e Geologia). A participação dos alunos nesta fase foi certamente uma proveitosa experiência de aprendizagem, que promoveu e valorizou o ensino das Ciências da Terra, aguardando-se para breve os resultados finais. Salientamos, ainda, o apoio incondicional dos pais destes alunos, que os acompanharam e se disponibilizaram desde o início a acompanhar os seus educandos.

Divulgaremos os resultados desta fase regional logo que forem publicados.