Projeto ERASMUS+ BE THE CHANGE - Mobilidade Cúllar Veja (Granada)

Publicado em quinta, 02 maio 2019, 16:22

No âmbito do projeto Erasmus + “Be the Change”, três alunas da Escola Secundária que integram o Clube da Ciência em Movimento, acompanhadas pelas docentes Maria José Machado, coordenadora do projeto, e Ana Mota Campos, deslocaram-se a Granada em representação do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, na semana de 01 a 06 de abril, onde participaram no "Program for the Learning – Teaching-Training Activity”, que decorreu naquela cidade andaluza.

Durante a sua estadia, tiveram oportunidade de vivenciar o quotidiano da Escola Ies Arabuleila, situada em Cúllar Veja, muito perto de Granada, e de partilhar os resultados das suas pesquisas e experiências adquiridas através do trabalho no projeto sobre as causas e os efeitos da crise ambiental, tendo também apresentado o seu trabalho no âmbito da “Arte e Sustentabilidade”. Participaram ainda em outras sessões de trabalho, nomeadamente palestras e “brainstorms”, com destaque para os diálogos filosóficos sobre a “Relação Homem & Natureza” e vários “workshops” que permitiram a aquisição de competências variadas e enriquecedoras, particularmente no âmbito da reciclagem de materiais.

Para além destas atividades, houve lugar a visitas de estudo e outros eventos no âmbito do tema do projeto. Assim, os alunos oriundos de cinco países europeus visitaram quintas de produção biológica, o Museu de Cúllar Veja e ainda o “Colar Alto National Observatory”, onde fizeram uma visita guiada às instalações e experienciaram observações galácticas.

Já no final da semana, o grupo desfrutou de uma viagem pela História da Cultura Islâmica da Península Ibérica, tendo visitado Alhambra e Albayzin, onde a Cultura Cristã se cruza com a do Islão. A mobilidade culminou com o espetáculo de flamengo, na “Pena Flamenca”, com o qual o Presidente da Câmara de Cúllar Veja quis brindar o grupo.

Estudantes e professoras regressaram maravilhadas e gratas pelas atividades vivenciadas, pelos conhecimentos adquiridos, pelo calor humano e hospitalidade de toda a comunidade educativa anfitriã, bem como pelos laços estabelecidos entre todos os participantes.