Alunos de Artes da Escola Secundária expõem na Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima

Publicado em quarta, 08 maio 2019, 11:09

Foi inaugurada no dia 3 de maio, na Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima a exposição coletiva “Levantamento de um Painel Cerâmico”, da autoria dos alunos da turma do 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária.

As obras expostas são o resultado do trabalho desenvolvido numa unidade didática da disciplina de Desenho A, lecionada pelo Prof. Álvaro Santos, que na ocasião explicou o essencial do processo de criação dos trabalhos expostos. Tendo começado por analisar painéis cerâmicos do riquíssimo património português, estudando a sua estrutura e composição geométrica, os alunos, numa primeira fase do trabalho, reproduziram os painéis de forma objetiva, para depois, numa segunda fase, apresentarem propostas de recriação das imagens iniciais, propondo alterações com vista a uma eventual concretização em ateliê de cerâmica.

E o resultado é surpreendente, proporcionando a comparação entre o modelo copiado e a sua livre recriação, fazendo pontes entre a tradição legitimada e o olhar contemporâneo, com os trabalhos originais a equivalerem-se à extraordinária beleza plástica dos painéis que lhes serviram de modelo e mote.

A exposição estará patente até ao próximo dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.