Acompanhando o Danúbio, entre Viena, Bratislava e Budapeste

Publicado em sexta, 14 junho 2019, 12:13

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, entre 4 e 7 de abril de 2019, 23 alunos e 3 professores do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento realizaram uma visita de estudo a Viena, na Áustria, Bratislava, na Eslováquia e Budapeste, na Hungria.

Em Viena, majestosa e faustosa cidade da cultura, da música e das artes, vislumbrámos ecos da sua extraordinária importância no passado, enquanto centro cultural e político da Europa e lembrámo-nos que esta relevante cidade foi capital imperial da Casa de Habsburgo, capital do Sacro Império Romano-Germânico, bem como uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria. Observámos, também, na companhia do ilustre Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, modernas construções que atestam a atual relevância de Viena, hoje uma das capitais mais globais do mundo, local sede de importantes organizações internacionais como a OPEP, AIEA e a ONU.

Depois de almoço, de mãos dadas com o Danúbio, partimos para Bratislava, situada junto da fronteira com a Áustria e da fronteira com a Hungria, a única capital europeia erigida na raia de outros dois países. A chuva acompanhou-nos nesta cidade sociável com intensa vida de cafés. Imponente, mas pequena, histórica, mas moderna e sedutora, Bratislava cativou-nos com as suas belas praças do centro histórico e a alegria das suas gentes.

No declínio da tarde do dia cinco de abril, sentimos o contacto com a atraente Budapeste, capital da Hungria. Ficará, seguramente, na lembrança de todos os participantes a nobre e grandiosa arquitetura do seu centro histórico, a beleza da Ponte Széchenyi Lánchíd, da Praça dos Heróis, do Parlamento de Budapeste, do Bastião dos Pescadores, da Basílica de Santo Estêvão, dos banhos termais de Széchenyi e do castelo de Buda.

A serpentear por estas belas capitais europeias, o rio Danúbio, magnificente curso de água que liga dez nações, foi o fiel e permanente companheiro da nossa visita.