Nota Informativa nº 4

Assunto: Candidatura 2009 ao POPH

Data: 12-03-2009

Foi apresentada, em 12 de Março de 2009, a candidatura deste Centro ao POPH, para financiamento das acções de formação para docentes e não docentes. Consideraram-se, na medida do possível, as propostas de formação já aprovadas pelas escolas, bem como as orientações da tutela, transmitidas em diversas reuniões, que apontavam apenas para realização de acções que pudessem corresponder às necessidades dos professores, para o actual ciclo de avaliação de desempenho docente. Neste sentido, efectuou-se o levantamento, junto das escolas associadas, do número de professores, por grupo de recrutamento, que ainda não dispunham das necessárias horas de formação para a avaliação de desempenho.

Em 30 de Janeiro de 2009 foram apresentadas pela DGRHE as prioridades de formação para docentes e não docentes, de acordo com os despachos de 27/1/09 do Secretário de Estado da Educação e de 14/1/09 da Subdirectora-Geral da DGRHE, respectivamente. A candidatura ao financiamento decorreu de 2 de Fevereiro a 12 de Março.

O plano contempla acções na área das ciências da especialidade que constituam matéria curricular nos diversos níveis de educação e ensino, para que os professores obtenham as horas de formação necessárias ao actual ciclo de avaliação. A área da avaliação de desempenho é também considerada, com acções dirigidas a professores avaliadores e avaliados. O projecto “Competências TIC”, no âmbito do Plano Tecnológico de Educação, contempla acções de nível 1 (um dos modos de obtenção do Certificado de Competências TIC) e acções de nível 2, estas já dependentes da certificação em TIC.

Para os não docentes, estão também previstas acções do projecto Competências TIC, bem como nas áreas da Organização e animação de Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos; Organização de Laboratórios Escolares/Espaços Oficinais; Formação específica no âmbito das necessidades educativas especiais, incluindo as áreas relativas à CIF para psicólogos e Higiene, saúde e segurança no trabalho.

Não se prevê a avaliação do plano por entidade externa ao Centro de Formação. Cada formando e cada formador efectuará a avaliação da(s) acção (ões) em que esteve envolvido, através do preenchimento de questionários e elaboração de relatórios, que permitirão ao Centro a elaboração de um relatório de avaliação interna, a apresentar à Comissão Pedagógica, para reflexão e discussão sobre os resultados globais, impactos esperados e objectivos atingidos.

Nota Informativa nº 3

Assunto:Prioridades de Formação para 2009

Data: 29-01-2009

Foram divulgadas pelo Ministério da Educação as prioridades de formação contínua de pessoal docente e não docente para 2009.

Nota Informativa nº 2

Assunto:Clarificação do conceito de horas de formação das modalidades em contexto

Data: 27-01-2009

Na página Web do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - http://www.ccpfc.uminho.pt pode ser consultada a seguinte deliberação:

Clarificação do conceito de horas de formação das modalidades em contexto

Na sequência da alteração legislativa em que foi definido (para além do número de créditos) o número de horas de formação para efeitos de progressão em carreira, o Plenário do Conselho clarificou que o número total de horas de formação para as respectivas modalidades deverá corresponder ao conjunto das horas de sessões presenciais conjuntas e das horas de sessões de trabalho autónomo.

Esta clarificação operacionaliza-se do seguinte modo:

Modalidade de Oficina de Formação - o dobro das horas de sessões presenciais conjuntas;

Modalidades de Estágio e de Projecto - o triplo de sessões presenciais conjuntas;

Modalidades de Círculo de Estudo e de Seminário - uma vez e meia o número de horas presenciais conjuntas


Nota Informativa nº 1

Assunto:Acreditação do Centro de Formação Lezíria-Oeste como entidade formadora

Data: 15-12-2008

Por despacho de 15/12/2008 do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), foi acreditado como entidade formadora o Centro de Formação Lezíria-Oeste, através do registo: CCPFC/ENT-AE-1045/08.

Nenhuma disciplina nesta categoria