Entrada

AECorucheNo dia 9 de março de 2016 decorreu uma sessão de apresentação e divulgação das funções do CRTIC Santarém junto dos docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Coruche.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio, com especial ênfase nas áreas que devem ser acauteladas, pelos docentes, se pretenderem que os alunos beneficiem de produtos de apoio através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

 

7EncontroO CRTIC Santarém apresentou uma comunicação denominada "Ajudas Técnicas a Crianças com NEE/SAPA – Enquadramento Legal" no 7.º Encontro do Centro de Desenvolvimento do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar.
Este encontro, cuja área de reflexão se denominou "Crescendo e Aprendendo", decorreu no Auditório do Hospital Nossa senhora da Graça, em Tomar, no dia 18 de março de 2016, e teve a assistência de mais de uma centena de profissionais de áreas ligadas ao desenvolvimento infantil.
Teve ainda a participação Da Dra. Susana Nogueira, Pediatra de Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento Dr. Luís Borges do Hospital Pediátrico Carmona da Mota, CHUC, com uma comunicação denominada "Os primeiros 1800 Dias de Vida – Quês e Porquês do Desenvolvimento Infantil" e ainda do Dr. Paulo José Costa, Assistente de Psicologia Clínica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Lisboa, EPE, com uma comunicação denominada "O PHDA e a Escola".

Actualizado em (Segunda, 11 Abril 2016 10:45)

 

IMG 20160203 144232-1O CRTIC Santarém esteve presente, do dia 3 de fevereiro de 2016, na Escola Profissional de Torres Novas, para dinamizar um workshop denominado "Tecnologias de Apoio em Educação Especial".

Esta atividade decorreu de um convite endereçado por uma aluna do 3.º ano do Curso de Animador Sociocultural daquela instituição, a qual pretendeu contribuir para um conhecimento mais aprofundado destas temáticas no seio da sua instituição de ensino, incluindo esta atividade no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.
Estiveram presentes colegas e docentes da Escola, tendo sido abordadas de forma genérica problemáticas relacionadas com a utilização de tecnologias com pessoas portadoras de deficiência e em particular aquelas que estão relacionadas com adequações para baixa visão e cegueira. Foram ainda demonstrados alguns produtos de apoio e divulgadas as funções dos CRTIC enquanto centros prescritores destes produtos no âmbito do Ministério da Educação.

Actualizado em (Sexta, 12 Fevereiro 2016 16:36)

 

SAPAO Decreto-Lei n.º 93/2009, de 16 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 42/2011, de 23 de março, criou o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), que pretende assegurar a atribuição de produtos de apoio às pessoas com deficiências e com incapacidades, de natureza permanente ou temporária, concretizando uma política global, integrada e transversal, de forma a compensar e a atenuar as suas limitações na atividade e restrições na participação.

A Portaria n.º 192/2014, de 26 de setembro, regula a criação e manutenção da Base de Dados de Registo SAPA, bem como a prescrição dos produtos de apoio, com o objetivo de garantir a eficácia do sistema, a operacionalidade e a eficiência dos mecanismos do SAPA, promovendo uma aplicação criteriosa do mesmo.

A Portaria n.º 78/2015, de 17 de março, aprova o modelo da ficha de prescrição de produtos de apoio no âmbito do SAPA.

O referido Decreto -Lei n.º 93/2009, de 16 de abril, estabelece, no artigo 7.º, que as entidades prescritoras dos produtos de apoio são definidas por despacho dos respetivos membros do Governo que as tutelam.

O Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio, estabelece a rede nacional de CRTIC como centros prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação no âmbito do SAPA, devendo estas entidades ser contactadas para a avaliação de alunos com necessidades educativas especiais, a fim de garantir a inclusão educativa destes alunos e o consequente acesso aos produtos de apoio.

 

Actualizado em (Sexta, 12 Fevereiro 2016 16:27)

 

20150930 151942 rDecorreu no passado dia 30 de setembro de 2015 uma sessão de apresentação e divulgação das funções do CRTIC Santarém junto dos docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Alcanena.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio, com especial ênfase nas áreas que devem ser acauteladas, pelos docentes, se pretenderem que os alunos beneficiem de produtos de apoio através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

Actualizado em (Terça, 13 Outubro 2015 08:51)