Entrada
AddThis Social Bookmark Button

MOOC INCTECEncontram-se abertas até dia 30 de março de 2014 as inscrições para o curso online «Inclusão e Acesso às Tecnologias», promovido pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Centro de Recursos TIC para a Educação Especial e o Centro de Competência TIC da ESE de Santarém, no âmbito do projeto europeu SENnet.
O curso tem a duração de 10 semanas e decorrerá entre 31 de março e 8 de Junho 2014.
O curso está aberto a qualquer interessado, embora tenha sido concebido para uma comunidade educativa que lida com alunos com necessidades educativas especiais.
As inscrições devem ser feitas na página web - http://inctec2014.blogspot.pt/ e para informação mais detalhada deve consultar a página «Para começar» onde se encontra o guião do curso.

Actualizado em (Quinta, 06 Março 2014 09:30)

 
AddThis Social Bookmark Button

DAISYplain highO CRTIC Santarém vai promover, no dia 15 de janeiro de 2014, uma oferta formativa relacionada com a implementação do Sistema DAISY, para alunos com cegueira e baixa visão, com o objetivo de agilizar os procedimentos que se prevê virem a ser adotados no âmbito da aplicação de provas e exames, tanto para docentes que tenham frequentado aquela ação no ano anterior como para outros docentes que no presente ano contactem com alunos com estas especificidades (alunos dos 4º, 5º, 6º, 8º, 9º, 11º e 12º anos, elegíveis às medidas da Educação Especial e portadores de cegueira ou baixa visão que não realizem provas em Braille).
Os agrupamentos de escolas e as escolas não agrupadas da área de influência do CRTIC Santarém já foram contactados no sentido de indicarem os docentes que frequentarão esta oferta formativa

Actualizado em (Quarta, 18 Dezembro 2013 11:09)

 
AddThis Social Bookmark Button

crtic1O Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial de Santarém (CRTIC Santarém) foi criado no ano lectivo de 2008-2009 no âmbito da política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular, e da medida inserida no Plano de Acção para a Integração da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade.

A finalidade dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial consiste na avaliação destes alunos para fins de adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas, na informação/formação dos docentes, profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.

Continuar...

 
AddThis Social Bookmark Button

cartazO CRTIC Santarém, em parceria com a empresa Imagina, vai promover, dia 30 de janeiro de 2014, entre as 18.00h e as 20.00h, na sua sede, situada na Escola EB23 Alexandre Herculano, em Santarém, um seminário denominado "Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade".


Entre outros temas, será abordada a promoção da utilização dos símbolos como linguagem aumentativa e alternativa e como apoio à literacia, a utilização de software inclusivo para facilitar a comunicação e aprendizagem de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e a criação, edição e utilização de recursos para a comunicação e integração de aluno ou utentes, como forma de estímulo ao desenvolvimento de competências.


Destina-se a responsáveis dos Centros de Recursos TIC na área das NEE, a Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Terapeutas, Técnicos de Reabilitação e de Reinserção, Animadores de Bibliotecas e Centros de Recursos, Animadores Socioeducativos, Técnicos de Serviço Social, Auxiliares de Ação Educativa e Encarregados de Educação ou quaisquer outros interessados nestas áreas.


O acesso é livre, implicando apenas um registo prévio em http://formacao.cnotinfor.pt/tecnologia-inclusao-e-acessibilidade

 

Actualizado em (Quinta, 28 Novembro 2013 15:40)

 
AddThis Social Bookmark Button

A Direção-Geral da Educação (DGE) tem em curso a iniciativa denominada Webinar. Caracteriza-se pela realização de conferências em linha dirigidas à comunidade escolar, cobrindo diversas temáticas relacionadas com a sua missão.

As sessões Webinar têm agora uma periodicidade semanal, todas as quartas-feiras, pelas 15:00 horas, com uma duração máxima de 40 minutos e com a possibilidade de os espectadores posteriormente colocarem questões via e-mail (webinar@dge.mec.pt) sendo depois respondidas e disponibilizadas no sítio do webinar correspondente.

Actualizado em (Quarta, 30 Janeiro 2013 11:21)

Continuar...

 
rankerzseo | SharePoint Server 2010