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img 8601Numa perspetiva de divulgação, atualização e apresentação de equipamentos, promoveu o CRTIC de Santarém dois Workshops que decorreram no Auditório da EB Alexandre Herculano:

No dia 8 de janeiro de 2019, em parceria com a Anditec, o Workshop "Ferramentas para a Inclusão (Baixa e Alta Tecnologia)";

E no dia 5 de fevereiro de 2019, em parceria com a Sertec, o Workshop "Apresentação de Produtos de Apoio para a Deficiência Visual".

 

Nos dois eventos estiveram presentes docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação.

 

 

Actualizado em (Quarta, 24 Abril 2019 11:36)

 

khan academy

Lançada em fevereiro de 2017, a plataforma interativa Khan Academy em português integra 23.500 exercícios interativos e mais de 1.500 vídeos de Matemática do ensino básico, mas pode ainda encontrar exercícios de Biologia, Física e Química. De acesso gratuito, promove uma aprendizagem lúdica e personalizada, feita ao ritmo de cada um e de forma divertida, pois à medida que os alunos evoluem vão ganhando pontos e medalhas!

Conheça os guiões rápidos preparados para apoiar professores, alunos e pais.

Para conhecer melhor esta plataforma aceda aqui.

Actualizado em (Terça, 23 Abril 2019 15:40)

 

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O CRTIC Santarém certificou um conjunto de ações de formação que ministra no âmbito das suas competências (alínea d do ponto 3 do Despacho n.º 5291/2015) e que conferem aos seus frequentadores os benefícios previstos na legislação sobre formação docente.

 

Ações de curta duração

 

- Centro de Formação de Associação de Escolas da A23 (Concelhos de Abrantes, Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Golegã, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha)

 

- Funções e Competências dos CRTIC. Produtos de Apoio para a Educação (3 horas). Registo ACD 05A-2017/2018.

 

- Funções e Competências dos CRTIC. Produtos de Apoio para a Educação (3 horas). Registo ACD 05B-2017/2018.

 

- Utilização do Software Grid2 como Recurso para a Comunicação Aumentativa ou Alternativa (3 horas). Registo ACD 05B-2017/2018.

 

- Centro de Formação da Lezíria do Tejo (Concelhos de Almeirim, Alpiarça e Santarém)

 

- Funções e Competências dos CRTIC. Produtos de Apoio para a Educação (3 horas). Registo 44-17.18 ACD /12.12.2017.

 

- Utilização do Software MagicContact como Recurso para a Comunicação Aumentativa ou Alternativa (4 horas). Registo 45-17.18 ACD /12.12./2017.

 

Cursos de Formação

 

- Adequação de Produtos de Apoio em Educação Especial (15 horas). Registo CCPFC/ACC-100782/18.

Destinado a docentes dos grupos 910, 920 e 930.

 

- Utilização de Tecnologias na Sala de Aula para alunos NEE (25 horas). Registo CCPFC/ACC-100842/18.

Destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento.

 

Oficinas de formação

 

- Utilização dos Programas BoardMaker e Speaking Dinamically Pro em Necessidades Educativas Especiais (50 horas - 2 créditos). Registo CCPFC/ACC-85999/16.

Destinada a Professores dos grupos 910, 920 e 930.

Actualizado em (Quinta, 12 Julho 2018 10:03)

 

MAPFoi publicado o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva e entrou em vigor cinco dias após esta data, produzindo efeitos a partir do ano escolar 2018-2019.

São revogados o Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, alterado pela Lei n.º 21/2008, de 12 de maio e a Portaria n.º 201-C/2015, de 10 de julho.

Também já se encontra disponível online o Manual de Apoio à Prática - Educação Inclusiva, que pode ser descarregado seguindo esta hiperligação.

 

Actualizado em (Sexta, 20 Julho 2018 10:42)

 

P 20180308 194050 HDR-1O CRTIC Santarém efetuou no dia 8 de março de 2018 uma sessão de informação a alunos da Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais Domínio Cognitivo – Motor da Escola Superior de Educação de Santarém.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio e referidas as características e funcionalidade de produtos de apoio que podem ser mobilizados em contextos educativos, tendo os presentes manipulado um conjunto destes materiais.
A sessão decorreu na unidade curricular de Tecnologias de Apoio / Comunicação Alternativa / Aumentativa, lecionada pela Professora Cristina Novo, de forma extremamente participada, tendo sido colocado um conjunto de questões muito pertinentes e partilhadas as vivências que alguns dos presentes já haviam tido com alunos com necessidades educativas especiais.

Actualizado em (Terça, 13 Março 2018 12:27)