Entrada

logo-portal

 

Prevê a possibilidade de aplicação de medidas de apoio educativas aos alunos que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados doentes de risco e que se encontrem impossibilitados de assistir às atividades letivas e formativas presenciais em contexto de grupo ou turma

 

Mooc EI

A Direção-Geral da Educação vai lançar a 2.ª edição do MOOC Educação Inclusiva no próximo dia 28 de setembro de 2020, através da plataforma NAU.

Trata-se de uma versão revista e com caráter mais prático do MOOC realizado no início de 2019 e que pretende apoiar os professores na operacionalização do regime jurídico da Educação Inclusiva.

O MOOC Educação Inclusiva está estruturado em três módulos nucleares, cujos conteúdos incidem sobre opções metodológicas (abordagem multinível e desenho universal para a aprendizagem), recursos organizacionais específicos, avaliação e adaptações, entre outros.

O curso terá a duração de cerca de um mês, correspondendo 25 horas de trabalho.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o atual quadro da Educação Inclusiva, refletir sobre as suas práticas pedagógicas, bem como partilhar ideias e atividades.

A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Veja a vídeo de apresentação do MOOC Educação Inclusiva.

Inscrições: faça a sua inscrição neste endereço. Serão aceites inscrições até final do primeiro módulo de introdução ao curso (4 de outubro).

Contacto para dúvidas sobre a organização do curso -  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Contacto para dúvidas sobre o acesso à Plataforma NAU –  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 

manual

 

 

virtual educa connect 1

Tem hoje início o encontro virtual internacional que abordará temas decorrentes dos desafios que a COVID-19 colocou à comunidade educativa global.

 O encontro destina-se a responsáveis do setor da Educação, professores e a todos os que procurem conhecer os avanços, pesquisas e resultados educativos e tecnológicos face à crise da COVID-19. 

Serão ainda debatidas as temáticas associadas à implementação tecnológica na Educação e na Formação, que fomentam o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, definidos na Agenda 2030.

 Consulte aqui o PROGRAMA.

O encontro totalmente online conta com a participação de parceiros como a Microsoft, a Intel Education, entre outros, que tratarão temas como a Inteligência Artificial e Big Data, a IoT (internet das coisas) ou da Cloud Computing (Programação na Nuvem), no âmbito da nova realidade do ensino.

Os 3 dias do ‘virtualeduca.connect’ estão estruturados em 4 blocos temáticos:

  • Desenvolvimentos exponenciais em Educação e Formação
  • Quarta revolução industrial: novos contextos, novas exigências
  • Inovação para uma educação de qualidade e inclusiva na pós-pandemia
  • Iniciativas de impacto no desenvolvimento de novas competências cognitivas


INSCRIÇÃO é gratuita para professores, estudantes e responsáveis de estabelecimentos de ensino e redes educativas.

Segundo dados da UNESCO, o encerramento físico das escolas e centros educativos devido à pandemia da COVID-19, afetou pelo menos 70% dos alunos a nível mundial, o que implica que milhares de estabelecimentos educativos e agentes educativos tenham enfrentado uma transição forçada do ensino para o meio digital de forma não planeada e em tempo recorde.

Actualizado em (Terça, 21 Julho 2020 13:47)

 

GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE ENSINO ONLINE EM CONTEXTO DE EMERGÊNCIA PARA ALUNOS SURDOS DURANTE A PANDEMIA DA DOENÇA COVID- 19

 

guiao

Actualizado em (Segunda, 27 Abril 2020 10:29)