Entrada Recursos Livros Digitais Atividades Com Tecnologias para Crianças dos 3 aos 12 anos

capaPrimario-423x600Prefácio à edição portuguesa
Fernando Albuquerque Costa
Universidade de Lisboa

"Uma das principais constatações quando se trabalha diretamente com professores e educadores é verificar que são muitos os que gostariam de vir a utilizar as tecnologias digitais nas suas práticas letivas quotidianas. Quer pelo fascínio do que elas permitem realizar, quer pela simples tomada de consciência de que, enquanto profissionais, é algo que não podem deixar de encarar.

Para estes professores e educadores, a sociedade mudou e a escola tem de mudar também! Professores motivados e interessados em explorar o potencial pedagógico das tecnologias digitais disponíveis, mas que nem sempre encontram a oportunidade e as condições mais propícias para ganharem a confiança que o seu uso com os alunos exige.

É nesta perspetiva que este livro deve ser entendido, a primeira de cinco obras com o intuito muito preciso de ajudar e estimular todos aqueles que o desejam fazer, mas ainda não tiveram oportunidade de experimentar. Dado o intervalo de idades considerado (3-12 anos), é um livro que tem como destinatários principais, quer os educadores, que trabalham com crianças mais novas, quer professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, muito embora cada uma das propostas possa sugerir actividades semelhantes para níveis de escolaridade mais avançados.

Em linha com o trabalho anteriormente desenvolvido em Portugal no âmbito das metas de aprendizagem na área das TIC, em que alguns de nós participámos, as atividades foram desenhadas com a preocupação de visarem objetivos de aprendizagem curriculares, mas equacionando também o valor acrescentado que as tecnologias escolhidas podem trazer ao modo como tradicionalmente os conteúdos em causa são abordados.

A ideia central foi a de conceber atividades em que o aluno tem um papel determinante na procura, selecção e tratamento de informação, na expressão de si próprio, na criação e produção de artefactos e na comunicação e interação com os outros. Fazemos votos para que lhe seja efetivamente útil!

TACCLE2 – Atividades Com Tecnologias para Crianças dos 3 aos 12 anos (descarregar o livro em pdf)

Esperamos que lhe seja útil. Lembre-se, todos os livros aqui disponíveis são recursos abertos licenciados sob uma Licença Creative Commons e Sharealike, para uso não-comercial. Portanto, é possível copiar, adaptar, traduzir e redistribuir os livros ou qualquer parte deles (e realmente esperamos que o faça!). Basta reconhecer e referir a autoria TACCLE2".

Fonte: http://cctic.ese.ipsantarem.pt/taccle/?page_id=624

Competências e funcionamento