Entrada Teleaula (pedido)

fundacao-pt-e-drea-facilitam-educacao-a-distancia-com-teleaula

O que é a "Teleaula"

A Teleaula é uma aplicação de videoconferência que permite a pessoas, impossibilitadas de assistir a aulas em regime presencial, de poder participar nestas aulas, remotamente, através de uma ou duas câmaras e um ou mais microfones instalados na sala de aula.
A Teleaula permite receber e enviar vídeo e áudio entre as duas partes, dando assim a possibilidade de "frequentar" as aulas e poder continuar com a sua formação escolar.
Para além do vídeo e áudio, a Teleaula permite também a comunicação através de mensagens escritas (chat), entre outras funcionalidades.

Fonte: Manual de utilização TeleAula (Fundação Portugal Telecom / PT Inovação)

Funcionalidades da Teleaula

A Teleaula possui atualmente as seguintes funcionalidades implementadas:

• Videoconferência
  • Envio e receção de mensagens escritas (chat)
  • Envio e receção de ficheiros
  • Partilha de aplicações
  • Seleção da câmara ativa (remota e localmente)
  • Controlo da posição e nível de zoom da câmara PTZ (pan-tilt-zoom), no caso da disponibilidade de uma câmara deste tipo.

Fonte: Manual de utilização TeleAula (Fundação Portugal Telecom / PT Inovação)

Teleaula Direção Geral da Educação

A Fundação PT disponibiliza 25 sistemas PT TeleAula destinados a alunos com necessidades educativas especiais, impedidos de frequentar presencialmente as aulas devido a situação de deficiência ou doença severa e identificados pelas respetivas Direções Regionais de Educação. Um dos "polos" do sistema é instalado na escola que o aluno frequenta e o outro na sua residência ou na instituição onde reside.
Esta iniciativa tem como base um protocolo estabelecido entre a Fundação PT e a Direção-Geral da Educação, entidade coordenadora da educação especial do Ministério da Educação.

Fonte: Fundação PT

Competências do CRTIC no âmbito da implementação de Teleaulas

Os CRTIC, conforme está determinado na alínea i) do art.º 6.º do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio de 2015, são as entidades competentes para "identificar e encaminhar os pedidos de teleaula e de sistemas de videoconferência para alunos com doença grave, impossibilitados de frequentarem as aulas presencialmente, e monitorizar o respetivo funcionamento".

Como iniciar o processo de pedido de Teleaula

Caso considere que se torna premente solicitar um pedido de instalação de teleaula, deve contactar o CRTIC Santarém através do formulário de contacto disponibilizado neste site, deixando os seus dados de contacto e informação que considere pertinente. Entraremos em contacto consigo para desencadear os processos subsequentes.

Alternativas ao sistema de Teleaula

Existem alternativas ao sistema de Teleaula que podem ser equacionadas. Numa reunião preparatória que é promovida pelo CRTIC Santarém e que deverá englobar a Escola, os Encarregados de Educação e outros participantes que se considere essenciais, estas e outras questões serão abordadas para que seja escolhida a abordagem que melhor se adequa à situação existente.

Competências e funcionamento

Vídeo do CRTIC Santarém