Entrada Atividades

Logotipo MOOC TIA 2

A Direção-Geral da Educação (DGE) em parceria com os Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) irá realizar entre os dias 13 de janeiro e 1 de março de 2020, o curso de Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade (TIA). Estão abertas as inscrições para esta formação que decorrerá na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) e pretende promover a utilização das tecnologias de apoio e acessibilidade web nas escolas junto dos professores, por forma a ultrapassar e/ou minimizar barreiras no acesso ao currículo por parte dos alunos.

Para mais informações e inscrição clique aqui.

 

P 20180308 194050 HDR-1O CRTIC Santarém efetuou no dia 8 de março de 2018 uma sessão de informação a alunos da Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais Domínio Cognitivo – Motor da Escola Superior de Educação de Santarém.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio e referidas as características e funcionalidade de produtos de apoio que podem ser mobilizados em contextos educativos, tendo os presentes manipulado um conjunto destes materiais.
A sessão decorreu na unidade curricular de Tecnologias de Apoio / Comunicação Alternativa / Aumentativa, lecionada pela Professora Cristina Novo, de forma extremamente participada, tendo sido colocado um conjunto de questões muito pertinentes e partilhadas as vivências que alguns dos presentes já haviam tido com alunos com necessidades educativas especiais.

 

FormacaoMarinhaisNo dia 10 de janeiro de 2018 decorreu uma sessão de apresentação e divulgação das funções do CRTIC Santarém, seguida de uma ação de formação sobre o software Plaphoons junto de docentes, técnicos e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Chamusca.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio, com especial ênfase nas áreas que devem ser acauteladas, pelos docentes, se pretenderem que os alunos beneficiem de produtos de apoio através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
Foi também ministrada formação para utilização do software livre de comunicação aumentativa e/ou alternativa Plaphoons.

 

20171025 142818-resizedNo dia 25 de outubro de 2017 decorreu uma Jornada CRTIC nos Auditórios Parque Escolar e Direção Geral de Educação, em Lisboa.
A abertura esteve a cargo do Diretor Geral da Educação, seguindo-se um balanço global da atividade dos CRTIC em 2016-2017, com especial incidência no funcionamento das teleaulas e no curso online "Faça Você Mesmo - Produtos de Apoio", que decorreu no ano letivo passado. Foram ainda apresentadas as linhas de trabalho para 2017-2018, entre as quais a continuação daquela atividade formativa no presente ano letivo.
A atribuição de produtos de apoio em 2017 com recurso ao Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) foi também abordada.
De tarde foi efetuada uma demonstração de soluções e produtos de apoio de baixo custo produzidos pelos CRTIC.

 

IMG 20170502 164829-1No dia 2 de maio de 2017 decorreu uma sessão de apresentação e divulgação das funções do CRTIC Santarém junto de docentes do Agrupamento de Escolas da Chamusca.
Foram descritas as atribuições e competências dos CRTIC à luz do Despacho n.º 5291/2015, de 21 de maio, com especial ênfase nas áreas que devem ser acauteladas, pelos docentes, se pretenderem que os alunos beneficiem de produtos de apoio através do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

 
Mais artigos...
Competências e funcionamento

Vídeo do CRTIC Santarém

Um sistema de telepresença

Vídeo do CRTIC Santarém

Siga-nos...

Siga-nos no Facebook!Siga-nos no Twitter